top of page
  • Foto do escritorCircular Consultorio Em Movimento

Dengue

O Brasil apresentou um aumento importante nos casos de dengue nesse ano. Vários municípios estão em estado de alerta, e outros em epidemia. Vem conhecer um pouco mais sobre a doença e suas manifestações para cuidar melhor da sua saúde.


O que é a dengue?

A dengue é uma doença febril, aguda, e é causada por vírus. Na maioria dos casos evolui bem, e os sintomas, apesar de desagradáveis e de atrapalharem a rotina habitual, não cosntumar ser graves.

Os sintomas incluem febre E dois ou mais dos seguintes sintomas: dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, dor na barriga, fadiga, náuseas e/ou vômitos, manchas ou coceira na pele.


Como ocorre a infecção?

A infecção ocorre pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti. Após a picada do mosquito, a pessoa pode levar de 3 a 15 dias para desenvolver os sintomas da doença.

A pessoa infectada não transmite a doença diretamente para outras pessoas, mas durante a fase dos sintomas, pode contaminar outros mosquitos, que transmitirão a doença para outras pessoas.


Como os sintomas da dengue evoluem?

Geralmente os sintomas da dengue duram de 3 a 6 dias, e após esse período começam a melhorar. Nesse período de melhora, podemos apresentar sintomas de gravidade, de acordo com a nossa resposta imunulógica. É nessa fase que devemos ficar atentos com as alterações no hemograma e ao aparecimento dos sinais de gravidade.

Em uma pequena parte dos casos, a infecção pode levar à febre hemorrágica da dengue e à síndrome do choque por dengue. Antes dessas manifestações mais graves, podemos observar sinais de gravidade, que são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tontura e sensação de desmaio, sonolência e/ou irritabilidade, diminuição do volume de urina, diminuição rápida da temperatura do corpo, falta de ar.


Quando devo procurar atendimento médico?

Todas as pessoas com suspeita de dengue devem ser acompanhadas em serviços de saúde de sua preferência, já que não conseguimos prever quais os casos que apresentarão sintomas de gravidade.

Procure o médico quando a febre abaixar.

Crianças, gestantes, pessoas com algum problema de saúde ou em uso de medicação contínua, ou pessoas que apresentem qualquer sinal de gravidade, devem ser acompanhados por um médico.


O que devo fazer em caso de suspeita de dengue?

A hidratação vigorosa é o tratamento mais eficaz para a dengue. Recomenda-se que um adulto beba de 60 a 80 mL de líquidos por quilo de peso ao dia (isso corresponde a 4-5L por dia para uma pessoa de 60-70kg), e que 1/3 (um terço) dessa quantidade seja de soro de reidratação oral (você pode comprar na farmácia ou fazer soro caseiro). Para as crianças, devemos oferecer líquidos com frequência e abundância, conforme sua aceitação.

Não devemos usar medicações que contenham anti-inflamatórios, como: AAS, ibuprofeno, nimesulida, cetoprofeno, diclofenaco, ácido mefenâmico, prednisona.

Podemos usar dipirona ou paracetamol para o controle da febre e das dores.

Busque atendimento médico para uma avaliação cuidadosa do seu caso!


Receitinha de Soro Caseiro:

  • 1L de água potável (mineral, filtrada ou fervida - já fria)

  • 1 colher pequena (de café) de sal

  • 1 colher grande (de sopa) de açúcar

Misturar bem, guardar na geladeira e tomar a mistura ao longo do dia em pequenas porções.


Quais as medidas para prevenir a dengue?

Para prevenir a transmissão e, portanto, a própria doença, devemos cuidar dos locais que podem armanezar água parada em casa (piscina, caixa d'água, ralos, calhas, vasos de planta, lixo, entulho) e no nosso bairro. Porque o mosquito se reproduz na água parada.

Usar repelentes, roupas longas e telas nas janelas.


O que mais você precisa saber para te ajudar no combate à dengue?




2 visualizações0 comentário
bottom of page